Alto Araguaia recebe Plano Municipal de Saneamento Básico em evento na capital

Welton Vilela representou o município no evento de entrega da peça na UFMT em Cuiabá

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Alto Araguaia recebe Plano Municipal de Saneamento Básico em evento na capital

O chefe de gabinete, Welton Vilela, representou o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) na cerimônia de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), nessa terça-feira (27), no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento reuniu representantes de 106 munícipios do Estado e foi promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da superintendência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O Governo Federal, por meio da Funasa e da Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT) investiram juntos R$ 9,7 milhões para os estudos, pesquisas e levantamentos do saneamento básico nas cidades orientadas. Estudantes e professores da UFMT participaram ativamente da elaboração do plano. A parceria foi firmada conforme termo assinado em 2014. Desde então, uma série de reuniões, pesquisa de campo, coleta de informações e audiências públicas foram realizadas até a apresentação do Diagnóstico de Saneamento Básico no município de Alto Araguaia, que abrange os quatro eixos: abastecimento de água, destinação dos resíduos sólidos, drenagem e esgoto. Um dos últimos encontros na cidade ocorreu em julho do ano passado na Câmara de Vereadores.

O plano, que prevê ações para os próximos 20 anos, é uma das condicionantes para o município acessar recursos junto ao Ministério das Cidades para obras ou projetos ligados as áreas de saneamento. O projeto foi desenvolvido pela UFMT em parceria com o Governo do Estado, Funasa e contou com a participação da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) e Fundação Uniselva.

O PMSB foi desenvolvido com o objetivo de solucionar questões de universalização da água potável, destinação correta dos resíduos sólidos e do esgoto sanitário e drenagem de água da chuva a curto (quatro anos), médio (oito anos) e longo prazo (20 anos). O chefe de gabinete da Prefeitura, Welton Vilela, recebeu o documento das mãos da coordenadora do projeto, professora Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima.

“O município de Alto Araguaia sai na frente. Com a peça será possível acessar recursos para investimentos no sentido de garantir a melhora dos serviços públicos de abastecimento de água, drenagem, manejo dos resíduos sólidos e esgotamento sanitário, o que na esteira do processo promove a melhora da qualidade de vida da população e contribui com os indicadores da saúde. O prefeito Gustavo Melo não mediu esforços para o município contribuir com informações e concluir a elaboração do PMSB”, disse.